COMPETIÇÕES TÍPICAS
 Brincadeiras abertas a todos os visitantes testam habilidades que resgatam antigas práticas dos colonizadores. As provas são diárias, no masculino e feminino. Para participar, basta se inscrever gratuitamente uma hora antes, no Pavilhão das Competições. O
s vencedores de cada noite se classificam para as finais e concorrem à premiação no último domingo da Festa! 

Baumstammwettsägen (Serrador de Tora): dois parceiros utilizam uma serra dupla para serrar o tronco de madeira. Vence a dupla que serrar no menor tempo possível.

 

Holzhacker (Lenhador): o competidor precisa cortar um tronco de madeira com um machado. A classificação conforme o tempo gasto na execução da tarefa.  

Fassrennen (Corrida do Barril): competição em dupla, que consiste em rolar um barril de alumínio, com capacidade de 50 litros, por uma “pista”. Um competidor faz o percurso de ida e o outro, de volta. Vence a dupla que realizar o percurso no menor tempo possível.

Tauziehen (Cabo de Guerra Alemão): consiste em uma corda trançada artesanalmente, que deve ser puxada por três competidores de cada lado. A equipe que puxar o grupo oponente contra a faixa do meio, ganha a competição.

Alles Wurst (“É tudo linguiça”): é preciso comer um salsichão do tipo bock, em tamanho especial de 23 centímetros, no menor tempo possível. 

Meterbier (Chope em metro): o competidor precisa beber 600ml de chope diretamente da tulipa, sem “babar” ou derramar a bebida. Vence quem cumprir a tarefa no menor tempo possível. Permitido apenas para maiores de 18 anos.

JOGOS DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO

No Pavilhão das Competições, há também brincadeiras inspiradas nos jogos típicos dos clubes de caça e tiro de Pomerode, com brindes para os melhores rendimentos.

Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo): a mais tradicional competição pomerodense. Nela, o praticante tem direito a três tiros, na tentativa de acertar o centro do alvo.

Bolão de mesa:  o visitante precisa arremessar uma bola e acertar nove pinos de madeira, que estão presos a uma corda. A brincadeira é inspirada no tradicional jogo de bolão, similar ao boliche, realizado pelos clubes de caça e tiro.

Vogelstechen (Pássaro ao Alvo): o participante arremessa um pássaro de madeira, preso por um pêndulo, na tentativa de acertar o alvo.

CONCURSO DE DELÍCIAS DA TRADIÇÃO ALEMà
 Os Concursos de Delícias surpreendem o paladar dos visitantes com saborosas receitas criadas e preparadas por moradores de Pomerode. A partir das 20h, o público é convidado a experimentar as iguarias e fazer parte da comissão julgadora. Qualquer pessoa pode participar da votação, gratuitamente, no Pavilhão Cultural. Os três pratos mais apetitosos e originais são eleitos os melhores em cada categoria.

CONTATO

 

Prefeitura Municipal de Pomerode

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura 

imprensatur@pomerode.sc.gov.br

Telefone: 47-33873419

 

SIGA-NOS:

  • White Facebook Icon

Todos os direitos reservados à Prefeitura Municipal de Pomerode.