Evento

Portal sul

História de Pomerode

O início da colonização de Pomerode remonta ao ano de 1863, como parte da Colônia de Blumenau, fundada por Hermann Otto Blumenau. O povoamento, ao longo do Vale do Rio do Testo, foi estratégico para estabelecer a ligação terrestre entre as colônias de Blumenau e de Dona Francisca (atual região de Joinville), fortalecendo os meios de comunicação e o comércio.

O nome Pomerode está ligado à origem de seus fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo "-roda" (do verbo "roden", que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmente como "Pommeroda" - o mesmo que "Roçado dos Pomeranos".

O Município de Pomerode foi criado por intermédio da Lei Estadual nº 380/1958 e instalado oficialmente em 21 de janeiro de 1959.
Unidade federativa: Santa Catarina
Mesorregião: Vale do Itajaí
Municípios Limítrofes: Blumenau, Indaial, Jaraguá
do Sul, Rio dos Cedros e Timbó.
População: 32.334 habitantes (IBGE/2017)
Gentílico: pomerodense
Área: 216 km² | Altitude: 58 m

Galeria

Evento
Evento
Evento
Evento

Entre em contato

Prefeitura Municipal de Pomerode
Pomerode/SC

(47) 3387.6801

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato.

© 2020 Vem Viver Pomerode. All Rights Reserved. Privacy Policy