DESFILES TÍPICOS 
 Prestigie as rainhas e princesas, os membros dos clubes de caça e tiro, os grupos de música, dança, teatro e canto. O desfile sai da Rua XV de Novembro, nas imediações da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e segue até o Parque de Eventos.  

A atração acontece nas quintas e sextas às 19h, sábados às 18h e domingos às 9h30. 

 

DANÇAS FOLCLÓRICAS

Com inusitadas coreografias, trajes elegantes e a alegria contagiante dos dançarinos, as danças folclóricas estão entre as atrações que diariamente encantam os visitantes. 

 

BANDAS E BANDINHAS
A música é um dos maiores expoentes da cultura alemã! Bandas, bandinhas e conjuntos musicais trazem os ritmos do passado de encontro ao presente, animando os palcos com apresentações de alta categoria.

 

ENCONTRO DE TOCADORES DE TEUFELSGEIGE
A atração é curiosa, já que o instrumento de percussão, conhecido também como "violino do diabo", tem o som emitido por um serrote! Trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães, conforme  a tradição, a peça deve ser fabricada pelo próprio instrumentista. 

 

ENCONTRO DE TOCADORES DE BANDONEON 
 Músicos de Pomerode e região vêm à Festa Pomerana ecoar as melodias que, através de gerações, resguardam a singularidade deste instrumento fortemente ligado à história da imigração alemã no Brasil. 

 

FACKELZUG E KÜCHENMARSCH
Ao anoitecer, o pátio do Parque de Eventos ganha uma atração especial:

a passagem do “Fackelzug” (desfile de tochas) e do “Küchenmarsch” (dança das cozinheiras). Os costumes são revisitados com distribuição de petiscos e danças de integração, no Pavilhão Principal. 

Fackelzug: a tradição que remonta o tempo da colonização em Pomerode, época em que não havia energia elétrica e as festas eram iluminadas por tochas e lamparinas. Grupos de pessoas ficavam responsáveis por carregá-las pelas ruas, reunindo um cortejo iluminado que percorria as localidades.

Küchenmarsch: prática tradicional das festas de casamento, ainda hoje realizada em clubes do interior de Pomerode. Nela, cozinheiras, assadores de carne,  músicos, padrinhos e demais envolvidos na preparação da recepção promovem uma dança após o jantar, em homenagem aos noivos. 

 

CULTO EM POMMERSCHES PLATTDEUTSCH
Na manhã do 1º domingo é realizado o culto luterano em Pommersches Plattdeutsch, língua pomerana falada pelos imigrantes. A celebração reflete a intensa religiosidade dos pomeranos e de seus descendentes, além de prestigiar a população que ainda cultiva o Plattdeutsch em seu cotidiano.  A atração ocorre desde 2003, sob a coordenação do Pastor Aldo Beskow. 

 

DIA DA MELHOR IDADE

Uma dia inteiro de atividades é dedicado aos visitantes mais experientes com muita música, dança e competições típicas especiais, inclusive trazendo a coroação da realeza da Melhor Idade.

 

FEIRA COMERCIAL, INDUSTRIAL E ARTESANAL

Oportunidade para boas compras e bons negócios, na Feira é possível conhecer e adquirir produtos de Pomerode. O espaço é coordenado pela Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), junto ao Ginásio de Esportes. 

 

KINDERPLATZ – ESPAÇO INFANTIL 

O Kinderplatz é um espaço gratuito onde as crianças se divertem na mais completa segurança, enquanto os adultos aproveitam as diversas atrações da festa. No local, a garotada participa de atividades recreativas e educativas, orientadas por monitores. 

 

PARQUE DE DIVERSÕES

Localizado aos fundos do pavilhão principal, o Parque de Diversões dispõe de várias atrações, entre brinquedos radicais e infantis, como barco pirata, pescaria, carrossel e roda gigante. O acesso, por adesão, é livre durante todos os dias da festa.

CONTATO

 

Prefeitura Municipal de Pomerode

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura 

imprensatur@pomerode.sc.gov.br

Telefone: 47-33873419

 

SIGA-NOS:

  • White Facebook Icon

Todos os direitos reservados à Prefeitura Municipal de Pomerode.